Alerta para a utilização exclusiva do Moodle

Temos vindo a constatar que alguns formandos ainda têm uma representação incorreta sobre a natureza do CCPL que consiste num curso oferecido na plataforma Moodle, através da qual são disponibilizados conteúdos e atividades.

bb

A si cabe aceder aos conteúdos publicados pelo docente no ambiente da disciplina, efetuar as tarefas e/ou exercícios que lhe são solicitados a executar e interagir com ele e com os seus pares.

Aproveitámos para chamar a sua atenção para a observância da seguinte informação importante:

A plataforma Moodle é a tecnologia adotada pela Uni-CV para suportar o CCPL. Assim sendo, impõe-se que utilize EXCLUSIVAMENTE a plataforma para aceder aos conteúdos e proceder à submissão dos trabalhos aos docentes.

Para um melhor esclarecimento sobre a natureza do CCP, preparámos para si um tutorial que aproveitamos para enviar anexo.

Assunto: Mensagem informativa

Destinatários: formandos e docentes do CCPL 2013

Objectivo: informaros participantes no CCPL sobre como se ensina e como se aprendeneste curso de formação a distância no campus virtual da Uni-CV.

Caros Formandos/as, Caros Docentes,

O CCPL iniciou a actividade das quatro Unidades Curriculares no dia 25 de Março.

Na comunicação entre os formandos e os docentes, verificámos que não é igualmente claro para todos os participantes como se ensina e se aprende neste curso de formação a distância.

A fim de todos partilharmos uma base comum de conhecimento, apresentamos as características definidoras deste novo ambiente de trabalho académico na Uni-CV.

Palavras-chave: interacção a distância, equidade no acesso à formação universitária, comunicação escrita assíncrona, ferramentas electrónicas da plataforma Moodle da Uni-CV, aprendizagem profunda.

  1. 1.       Interacção a distância

O CCPL é um curso do campus virtual da Uni-CV, que é oferecido numa modalidade mista: virtual, ou a distância, em ambiente electrónico, na maior parte da actividade de ensino e de aprendizagem na comunidade virtual de cada uma das 4 Unidades Curriculares, ou disciplinas; presencial, em ambiente físico de sala de aula, para realizar algumas actividades pontuais: (i) antes do início do curso, para proceder às inscrições, para apresentação pela Directora do NaEaD, Dra. Luísa Inocêncio; (ii) encontros para a realização de esclarecimento, auscultação com vista à resolução dos problemas enfrentados pelos formandos(iii) no final do 3º semestre, para cada formando/a fazer a apresentação do seu trabalho finaldo curso, em sessão presencial pública para avaliação pelos docentes.

  1. 2.       Equidade no acesso à formação universitária

Os cursos de formação a distância, em geral, permitem a todos os interessados: (i) aceder à formação em qualquer local e em qualquer momento; (ii) estarem em qualquer lugar do mundo durante a participação no curso.

  1. 3.       Comunicação escrita assíncrona

A comunicação escrita assíncrona é a forma mais comum de comunicação entre os participantes do CCPL e, em geral, dos cursos de formação a distância. A comunicação escrita é assíncronaporque o momento em que o autor da mensagem escreve e o momento em que o destinatário da mensagem a lê podem estar separados por horas, dias, semanas ou meses.

  1. 4.       Ferramentas electrónicas da plataforma Moodle da Uni-CV

O funcionamento do CCPL na plataforma Moodle da Uni-CV oferece inúmeras possibilidades de comunicar e de participar em debates sobre os conteúdos curriculares. Damos alguns exemplos: (i) no espaço de mensagens dentro da própria plataforma virtual, pode-se comunicar de forma personalizada com outro participante; (ii)no ambiente da ferramenta “fórum de discussão” cada participante lê as mensagens escritas (“posts”) enviadas e comenta essas mensagens, dá contributos sobre o tema em debate; (iii) no fórum de notícias, o docente anuncia normas de participação, o calendário de actividades, eventos; (iv) no ambiente “chat”, os participantesinteragem através da comunicação escrita síncrona, em horário a combinar para os participantes estarem disponíveis no mesmo horário; (v) em “recursos”, um repositório de recursos online, o docente edita materiais de trabalho para os formandos realizarem as tarefas. Alguns docentes editam textos em formato “PDF” para facilitarem o acesso dos formandos a textos que não se encontram disponíveis por falta de bibliotecas no local de residência.

No entanto, consoante as opções de cada docente e as condições técnicas disponíveis, o docente também pode disponibilizar pequenos vídeos para apresentar um tema novo, por exemplo.

  1. 5.       Aprendizagem profunda

As condições mencionadas, e em particular a participação dos formandos guiada pelo docente, para os ajudar a interpretar as exigências das tarefas, para orientar a leitura dos textos, e, ainda, as interacções durante a discussão dos temas nas tarefas académicas, proporcionam uma mais-valia na qualidade da aprendizagem. Esta mais-valia consiste na aprendizagem profunda que resulta da possibilidade de os formandos regularem a sua actividade da forma mais produtiva, resulta da participação em toda a intensa actividade comunicativa, resulta também dos esclarecimentos dados pelo docente e por outros formandos mais sabedores sobre questões complexas, o que nem sempre é viável na formação presencial por limitações na duração das aulas.

Acresce referir a importância da escrita em diálogo com outros, como forma de estimular a actividade reflexiva e a reconstrução de conhecimentos.

As unidades curriculares do curso não estão visíveis directamente na página da Uni-CV.

Relembramos as instruções para aceder ao CCPL:

– Aceder através do endereço http://www.elearning.unicv.edu.cv

– Fazer login, por exemplo, emLive@eduredigindo o seu e-mail institucional(nome@student.unicv.edu.cv) no campo “nome de utilizador” e a sua password.

– Aceder à disciplina, clicandono nome do Departamento “DCSH-Praia

– Clicar em “1º ano”.

– Para aceder à disciplina”Teoria e Desenvolvimento Curricular (TDC)” redigir a chave  cclfp2013

Clicar em “enrol me

– Para aceder à disciplina “Psicologia da Educação” redigir a chave  psicologia2013

Clicar em “enrol me

– Para aceder à disciplina “Sociologia I” redigir a chave  jorgero

Clicar em “enrol me“para acesso à disciplina

– Para aceder à disciplina “Didáctica I”redigir a chave que o docente da disciplina dará a conhecer, após a resolução de um problema técnico.

Clicar em “enrol me

Desejamos que a informação tenha sido esclarecedora.

Em caso de subsistir alguma dúvida, contacte-nos através do seu e-mail da Uni-CV.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s