Orientações aos docentes do Curso de Complemento Pedagógico de Licenciatura

Caros colegas,

Com a promoção da plataforma Moodle e de espaços virtuais de aprendizagem na Uni-CV, desde sua criação a esta parte, com resultados que nos encorajem a prosseguir com as novas práticas de atuação, marcadamente irreversíveis, surge como particularmente oportuno o Curso de Complemento Pedagógico de Licenciatura.

Considerando que o CCPL, inicia-se a 04 de março próximo, aproveitámos a oportunidade para chamar a vossa atenção para os aspetos que, a esta data, devam estar devidamente equacionados e resolvidos para que a dimensão online deste curso funcione eficazmente e seja credível:

1. É de extrema importância que os conteúdos que irão suportar a aprendizagem dos formados e as atividades a estes associadas estejam atempadamente preparados, atendendo ao programa da disciplina, objetivos da respetiva unidade curricular e desenho pedagógico do curso.

 

Importa realçar que, no contexto de aprendizagem online, os conteúdos assumem um papel crucial no encurtamento da distância entre o formador e o formando, facilitada precisamente pela qualidade desses conteúdos que devem ser disponibilizados em diferentes formatos, integrando imagens, sons e textos e respeitando o ritmo e as especificidades de aprendizagem de cada formando.

A orientação é no sentido de os conteúdos serem apresentados e disponibilizados em diferentes suportes, nomeadamente, textos (pdf, apresentações em PowerPoint imagens, gráficos, etc), aulas gravadas em áudio e vídeo, hiperlinks, bibliografia relevante, vídeos extraídos da internet de interesse para as temática curriculares, entre outros. A ideia é proporcionar aos formandos uma aprendizagem empolgante e entusiasmante.

2. Chamamos a vossa atenção para que no ambiente de cada unidade curricular, seja redigida um breve enquadramento e ou introdução à disciplina, referindo-se aos objetivos, competências a desenvolver e estratégias metodológicas a utilizar e chamando a atenção para a conceção da aprendizagem como algo que não deve ocorrer apenas individualmente de forma autónoma mas também de partilha e de construção.

 

É importante manter a plataforma ativa e motivar os formandos para um acesso regular.

É, particularmente, fundamental que, no espaço da disciplina, se recorra a muita cor e imagem de modo a torna-lo apelativo e agradável, capaz de motivar os formandos para o acesso a ele e encorajar o dinamismo e a interação. Como sabem, o recurso Label ou Etiqueta, disponível na plataforma, permite estruturar esteticamente o ambiente da disciplina, proporcionando um espaço com uma funcionalidade simples e estética aprazível.

3. No contexto de aprendizagem online, é fundamental a identificação dos intervenientes do processo de aprendizagem, tornando-se necessário que os mesmos se identifiquem, colocando uma fotografia no seu respetivo perfil. Solicita-se que cada docente coloque no seu perfil uma foto.

 

Os formandos serão, também, incitados nesse sentido.

 

4. Aproveitámos para vos informar que irão ser realizados dois encontros com os formandos, sendo um no Mindelo a 21/02 e, outro, na Praia a 25/02 para, de entre outros aspetos, lhes familiarizar com o ambiente das disciplinas.

 

Nesta linha de pensamento, é recomendável que nesta altura estejam disponíveis na vossa disciplina o programa da unidade curricular assim como outros conteúdos para a consulta dos formandos. Recorde-se, entretanto, que o formador tem a possibilidade de tornar visível para os formandos os conteúdos que entender pertinente mostrar, reservando-lhe o direito de gerir esta questão, em função dos seus objetivos e das suas estratégias metodológicas.

5. Mais informámos que o prazo estabelecido para darem a conhecer à coordenação do curso o ambiente da disciplina que irão ministrar (ambiente devidamente estruturado, com o programa da disciplina e os conteúdos e atividades programadas para, no mínimo, as duas primeiras semanas de atividade) é até o dia 25 de fevereiro.

 

As chamadas de atenção são sobretudo direcionadas aos colegas que não assistiram às sessões de formação que estão a ser atualmente ministradas e, por conseguinte, não estejam na posse dessas informações.

Grata pela atenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s